quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mudança


Todo mundo um dia já falou que mudar é preciso, que a mudança faz parte da vida etc. No discurso, o termo mudança é muito bem visto e remete às tentativas, aos anseios de buscar aquilo que queremos. Como eu disse, tudo isso no discurso. Basta a vida nos propor uma mudança que temos a impressão que o mundo vai acabar. É lógico que se for para melhor, a tendência e que aceitemos com mais facilidade. Mas se esse melhor não está explicito, a coisa muda de cara e de cor.
Por mais que resistimos, estamos em constante mudança. A vida não precisa do nosso aval para nos pregar peças e fazer uma reviravolta na nossa trajetória. Esse é o grande barato na nossa existência. Mudar sempre, mesmo sem saber, mesmo achando que nem sempre isso é bom.
Essa época de campanha eleitoral é o momento certo para refletirmos sobre tudo isso. O voto é um instrumento poderoso, aquilo que possuímos de mais valioso. E se temos a esperança de mudar algo, é através dele que temos essa chance. Nada mais claro, nada mais democrático, nada mais obvio. Pense nisso! Dar oportunidade para novos nomes talvez seja a forma mais eficaz de conseguir o melhor para todos. Vamos analisar isso tudo como uma grande possibilidade de mudança, de trazer coisas novas, levar a cada eleitor as melhores propostas; sair da mesmice dessas campanhas padronizadas que elegem político resistentes à novas possibilidades.
Algumas frases que abordam o tema:
"Aceite as mudanças. Vão acontecer, você gostando ou não.” (Odette Pollar)
"Nada é tão duradouro como a mudança." (Ludwig Borne)
"O mais difícil na mudança é a existência de um desejo sincero de mudar!"
(Júlio Ribeiro)
"É impossível haver progresso sem mudanças, e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma." (George Bernard Shaw)
"Se você quer mudar tudo, basta mudar a sua atitude." (H. Jackson Brown)
"Você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo."
(Mahatma Gandhi)
"Nada é permanente, salvo a mudança." (Heráclito)
"O mundo detesta mudanças e, no entanto, é a única coisa que traz progresso." (Charles Kettering)
E para terminar, sempre me lembro do slogan do “Jornal Ponte da Cadeia” de São João del-Rei (1967 a 1982), do meu tio Adenorzinho, falecido em 1983. O jornal sempre estampava na sua capa uma frase simples e poderosa:
“Para não mudar, basta não pensar.”

Um abraço,
Adenor Simões 4045 - PSB

Nenhum comentário:

Postar um comentário