
Queria discutir uma coisa que me incomoda. Um dia ouvi uma pessoa falar que “o Adenor é bom, é um bom candidato. Mas Adenor é só cultura!” Como assim “só cultura”? Será que podemos reduzir a cultura usando esse termo SÓ antes dessa palavra tão complexa no que diz respeito ao seu significado e abrangência? As manifestações artísticas estão diretamente ligadas à trajetória de um povo. Isso é educação, é história e, principalmente, é a identidade das pessoas. Negar a cultura é negar a própria identidade. E isso é triste! Muitas pessoas relacionam cultura somente a espetáculo cultural, desvinculando o conceito de direito humano, assim como saúde, educação, saneamento básico. Não podemos separar cultura desses outros direitos. Eu já me sinto uma pessoa realizada quando paro e penso nas atitudes e ações feitas em prol da cultura. Sinceramente, eu acho muito legal, sinto orgulho mesmo em ser conhecido como o candidato da cultura, que se importa com essa causa. Mas acho importante mostrar as outras ações, ligadas a outras esferas da sociedade. Educação, saúde, transporte, assistência social. A soma disso tudo é importante para as pessoas. Por isso fiz questão de postar alguns textos mostrando as ações e realizações durante os meus mandatos como vereador; os motivos que me levaram a fazer esta prestação de contas, além de esclarecer toda essa história, são para mostrar a todos que a transparência sempre foi a tônica desses anos.
Só de curiosidade, peguei o significado de cultura, segundo o dicionário Aurélio, pra mostrar a complexidade da palavra:
s.f. Ação ou maneira de cultivar a terra ou as plantas; cultivo: a cultura das flores. / Desenvolvimento de certas espécies microbianas: caldo de cultura. / Terreno cultivado: a extensão das culturas. / Categoria de vegetais cultivados: culturas forrageiras. / Arte de utilizar certas produções naturais: a cultura do algodão. / Criação de certos animais: a cultura de abelhas. / Fig. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura./ Sociologia: Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística./ Aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências. / Desenvolvimento das faculdades naturais: a cultura do espírito. / Apuro, elegância: a cultura do estilo. // Cultura de massa, conjunto dos fatos ideológicos comuns a um grupo de pessoas consideradas fora das distinções de estrutura social, e difundidos em seu seio por meio de técnicas industriais. // Cultura física, desenvolvimento racional do corpo por exercícios apropriados.
Abraços,
Adenor Simões 4045 - PSB
? é um sinal gráfico muito importante, pois toda vez que encerra uma frase indica uma questão que precisa ser pensada, para então ser respondida. No caso da pergunta só cultura?, leva a gente a procurar saber o que é cultura, além de diversão e lazer, ou seja, teatro, cinema, música, literatura, dança, artes plásticas etc.
ResponderExcluirPequisando um pouquinho, vemos que cultura é bem mais do que isso. É tudo o que o homem, utilizando sua inteligência, raciocínio e criatividade, registra, expressa e comunica. Podemos dizer que a cultura é a mãe do conhecimento, pois sem ela certamente não existiriam as ciências, a religião, as leis, os valores morais, a ética, a medicina, os esportes, as artes, os mitos, as crenças, as invenções e o desenvolvimento tecnológico. A cultura resulta de interpretações e interações; é elemento social, coletivo, de grande força. Tanto conservadora e mantenedora quanto revolucionária e inovadora.
Sabendo que cultura é isso tudo, fica mais fácil entender como o mundo precisa de pessoas que se importem e se dediquem à cultura. Ainda mais no universo da boa política, pois tem anda sob o lume da cultura tem visão humanística e enxerga a sociedade e a realidade sempre como algo que pode ser aperfeiçoado, para que as pessoas vivam melhor e sejam mais felizes ...