
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu piadas sobre candidatos/eleições em programas de rádio e TV. A censura velada parece uma prática recorrente na nossa democracia. Corta-se isso, corta-se aquilo e daqui a pouco vamos ter que viver segundo um regime imposto. É um absurdo tudo isso! No ultimo domingo à tarde (dia 22 de agosto), foi promovida uma passeata de protesto, chamada de “Humor sem censura”, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, contra a Lei Eleitoral vigente desde 1997, mas nunca colocada em prática, até a Minirreforma Eleitoral de 2009. O TSE, então, resolveu que a partir de 05 de julho, nenhum humorista poderia usar candidatos como fonte de inspiração para as suas piadas. Qual será o medo? Que será que passa na cabeça das pessoas que vetam essa prática tão saudável?
Quem se lembra dos famosos quadros do programa “Viva o Gordo”, de Jô Soares? A sátira às campanhas políticas, especialmente aos horários eleitorais, fazia a alegria dos telespectadores que gargalhavam vendo aquele quadro tão bem humorado e inteligente. Mas, hoje, isso não seria possível! Chico Anísio, com seus eternos personagens, estaria calado, vedado, pois o humor que faz parte da nossa identidade, que é marca da nossa irreverência, está sendo censurado.
Achei um vídeo do programa “Viva o Gordo”, no YouTube e queria que vocês vissem. É uma pena que estejam querendo cortar a criatividade dos nossos humoristas.
http://www.youtube.com/watch?v=A9ewinkdE5E&feature=related
Nenhum comentário:
Postar um comentário