terça-feira, 24 de agosto de 2010

Piada sem graça



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu piadas sobre candidatos/eleições em programas de rádio e TV. A censura velada parece uma prática recorrente na nossa democracia. Corta-se isso, corta-se aquilo e daqui a pouco vamos ter que viver segundo um regime imposto. É um absurdo tudo isso! No ultimo domingo à tarde (dia 22 de agosto), foi promovida uma passeata de protesto, chamada de “Humor sem censura”, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, contra a Lei Eleitoral vigente desde 1997, mas nunca colocada em prática, até a Minirreforma Eleitoral de 2009. O TSE, então, resolveu que a partir de 05 de julho, nenhum humorista poderia usar candidatos como fonte de inspiração para as suas piadas. Qual será o medo? Que será que passa na cabeça das pessoas que vetam essa prática tão saudável?

Quem se lembra dos famosos quadros do programa “Viva o Gordo”, de Jô Soares? A sátira às campanhas políticas, especialmente aos horários eleitorais, fazia a alegria dos telespectadores que gargalhavam vendo aquele quadro tão bem humorado e inteligente. Mas, hoje, isso não seria possível! Chico Anísio, com seus eternos personagens, estaria calado, vedado, pois o humor que faz parte da nossa identidade, que é marca da nossa irreverência, está sendo censurado.

Achei um vídeo do programa “Viva o Gordo”, no YouTube e queria que vocês vissem. É uma pena que estejam querendo cortar a criatividade dos nossos humoristas.
http://www.youtube.com/watch?v=A9ewinkdE5E&feature=related

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Entusiasmo


Trago para vocês o meu entusiasmo... pela vida.

A palavra entusiasmo vem do grego e significa “ter um deus dentro de si”.
Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses.

Para eles, a pessoa entusiasmada era aquela “preenchida” por um dos seus deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, “abrigar um deus em si”.

As pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza.

E acreditam igualmente nos outros entusiasmados.

Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.

O entusiasmo é bem diferente do otimismo.

Otimismo significa esperar que uma coisa dê certo.
Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo.

Encontro-me agora, meus amigos, fazendo uma campanha livre. Onde o apoio de vocês faz com que eu seja a pessoa mais entusiasmada do mundo.

Muito obrigado.
Adenor Simões 4045 - PSB

(baseado no artigo de Jayme B. Garfinke)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

É preciso coragem



“O CORRER DA VIDA EMBRULHA TUDO. A VIDA É ASSIM: ESQUENTA E ESFRIA, APERTA E NÃO AFROUXA, SOSSEGA E DEPOIS DESINQUIETA. O QUE ELA QUER DA GENTE É CORAGEM”.

GUIMARÃES ROSA.

* A flor do Mandacaru nasce mesmo em meio ao clima árido,vencendo a falta d'água e o solo seco, graças ao recurso que ela guarda dentro de si. Ela enche de esperança o coração do sertanejo. É uma baita duma flor corajosa sô.

"Mandacaru quando fulora na seca. É o siná que a chuva chega no sertão" Luiz Gonzaga

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vitória da Melhor Idade


A idade traz conhecimento, faz com que aprendamos a ver e a interpretar e, principalmente, a ter uma visão mais critica dos fatos. É uma pena que a sociedade não encara dessa forma e debilite qualquer idoso sem que a pessoa se sinta debilitada. É uma loucura pensar nessa situação: a pessoa é forçada a se portar como alguém que pouco tem a contribuir para a sociedade por puro preconceito da própria sociedade. A minha batalha para aprovar as leis que propus na Câmara, ainda no mandato de vereador, reflete o descaso a que os idosos muitas vezes são submetidos.

No dia 19 de novembro de 2002, dei entrada na Câmara Municipal de São João del-Rei o Projeto de Lei que dispunha sobre a criação, as atribuições e os objetivos do Conselho Municipal do Idoso, junto com o Projeto de Lei que regia sobre a Política Municipal do Idoso. Começava ali uma verdadeira luta, que consumiria tempo, esforço, suor e lágrimas. Uma luta que me mostraria muito sobre as grandes dificuldades do universo político, mas também que me deixaria com a certeza definitiva de que com vontade, empenho e parceria de muitos, o que é de direito da sociedade sempre será mais forte.
Ainda no dia 19, eu distribuí uma cópia de cada projeto, para cada um dos vereadores que compunham a casa. Minha esperança era de que eles seriam aprovados até o final de 2002. Como se tratava de uma ação social justa e mais que merecida, achei que não haveria maiores problemas na aprovação. Somente alguns ajustes técnicos necessários. Ledo engano!
No dia 03 de dezembro daquele ano, o presidente da Câmara colocou os dois projetos para apreciação. Imediatamente, um vereador pediu o adiamento da votação. Uma semana depois, os projetos dão nova entrada na pauta do dia, mas com uma emenda apresentada por um vereador em cada um. Por isso, no dia 16, para a entrada novamente em pauta, era preciso o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Dois vereadores da Comissão se recusaram a assinar o parecer favorável. E os projetos não seriam mais apreciados naquele ano.
Ano novo, novas esperanças. Como a Campanha da Fraternidade 2003 trazia o tema que abordava os respeito e dignidade aos idosos, achei que dessa vez os projetos seriam aprovados rapidamente. Assim, no dia 26 de março - data da primeira reunião após o recesso - fiz um apelo aos colegas:
“A Campanha da Fraternidade (...) escolheu os idosos como tema central de suas atividades esse ano. É uma pena que a Câmara (...) não tenha as mesmas preocupações. Como representantes do povo não podemos nos esquivar desta situação (...), começando com a aprovação da Política Municipal do Idoso e Conselho Municipal do Idoso. Todos nós merecemos uma vida longa e feliz.”
Ainda assim, os projetos só voltaram à pauta do dia em 22 de abril, infelizmente, com algumas emendas apresentadas por um vereador. Não emendas sólidas e consistentes que representassem uma melhoria sadia nos projetos, mas detalhes técnicos de texto, que mostravam um interesse latente na demora da aprovação. É bom que fique claro, que cada emenda origina uma votação específica (aprovando ou não a mudança na lei), atrasando ainda mais a plenária referente do projeto em si. Emendas são instrumentos essenciais para o exercício da democracia. Infelizmente, alguns as usam somente como instrumentos que visam o adiamento do processo político. No caso dos nossos projetos, foram apresentadas sete emendas: cada uma delas teve sua votação específica.
Somente em agosto de 2003 é que se começou a votar as emendas da Política Municipal do Idoso. E, assim, abriu-se espaço para a aprovação do projeto em dois turnos: 18 de agosto e 01 de setembro. Uma grande vitória. Mas, infelizmente, o projeto de criação do Conselho Municipal do Idoso permaneceria engavetado.
O presidente da Câmara, sensibilizado pela nossa luta, resolveu colocar o projeto do Conselho para apreciação ainda em setembro. Mas um vereador pediu adiamento por mais duas vezes.

Voltei à mesa fazendo um apelo indignado e emocionado por aquela situação:
“O tempo não para e, quando a idade chegar, espero que nós, os políticos, tenhamos uma boa velhice. (...) Não é procrastinando a aprovação de leis de defesa aos idosos, colocando dilemas e implicâncias, pessoais ou partidárias, como prioridade que poderemos descansar em paz quando a idade chegar. Por 12 meses, o projeto (...) fica rolando nesta Câmara, com emendas que na verdade veem a somar muito pouco. (...) não é a mim que vocês estão punindo, ampliem vossos horizontes, olhem um pouco além dos vossos umbigos, lembrem-se que são representantes do povo e que não foi em causa própria que foram eleitos. A todos vocês eu desejo um velhice com dignidade e gostaria que juntos pudéssemos dar o mesmo aos nosso idosos de hoje.”
O projeto, enfim, foi colocado para apreciação de todos para ser votado em dois turnos: nos dias 15 e 19 de dezembro de 2003. No dia 19, juntei-me a todos os idosos presentes. Eram os meus companheiros de luta do Grupo da Terceira Idade da UFSJ, da ASAP e outras instituições. Foi um momento único, onde o que estava sendo celebrado era a apenas o direito ao básico: dignidade, respeito e cidadania.
Esse foi o começo da minha história com a ASAP: espero que, com o apoio de todos vocês, nossa luta alcance objetivos muito maiores, em escala nacional.

Um grande abraço!
Adenor Simões 4045 - PSB

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Só Cultura?


Queria discutir uma coisa que me incomoda. Um dia ouvi uma pessoa falar que “o Adenor é bom, é um bom candidato. Mas Adenor é só cultura!” Como assim “só cultura”? Será que podemos reduzir a cultura usando esse termo SÓ antes dessa palavra tão complexa no que diz respeito ao seu significado e abrangência? As manifestações artísticas estão diretamente ligadas à trajetória de um povo. Isso é educação, é história e, principalmente, é a identidade das pessoas. Negar a cultura é negar a própria identidade. E isso é triste! Muitas pessoas relacionam cultura somente a espetáculo cultural, desvinculando o conceito de direito humano, assim como saúde, educação, saneamento básico. Não podemos separar cultura desses outros direitos. Eu já me sinto uma pessoa realizada quando paro e penso nas atitudes e ações feitas em prol da cultura. Sinceramente, eu acho muito legal, sinto orgulho mesmo em ser conhecido como o candidato da cultura, que se importa com essa causa. Mas acho importante mostrar as outras ações, ligadas a outras esferas da sociedade. Educação, saúde, transporte, assistência social. A soma disso tudo é importante para as pessoas. Por isso fiz questão de postar alguns textos mostrando as ações e realizações durante os meus mandatos como vereador; os motivos que me levaram a fazer esta prestação de contas, além de esclarecer toda essa história, são para mostrar a todos que a transparência sempre foi a tônica desses anos.

Só de curiosidade, peguei o significado de cultura, segundo o dicionário Aurélio, pra mostrar a complexidade da palavra:

s.f. Ação ou maneira de cultivar a terra ou as plantas; cultivo: a cultura das flores. / Desenvolvimento de certas espécies microbianas: caldo de cultura. / Terreno cultivado: a extensão das culturas. / Categoria de vegetais cultivados: culturas forrageiras. / Arte de utilizar certas produções naturais: a cultura do algodão. / Criação de certos animais: a cultura de abelhas. / Fig. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura./ Sociologia: Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade: a cultura inca; a cultura helenística./ Aplicação do espírito a uma coisa: a cultura das ciências. / Desenvolvimento das faculdades naturais: a cultura do espírito. / Apuro, elegância: a cultura do estilo. // Cultura de massa, conjunto dos fatos ideológicos comuns a um grupo de pessoas consideradas fora das distinções de estrutura social, e difundidos em seu seio por meio de técnicas industriais. // Cultura física, desenvolvimento racional do corpo por exercícios apropriados.

Abraços,
Adenor Simões 4045 - PSB

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Com a palavra Affonso Romano de Sant'Anna


O texto abaixo, já rodou a internet com várias versões e adaptações (com boas e más intenções). Essa é a versão original. Apesar ter sido escrito no tempo da ditadura, permanece atual. Sobretudo em tempos de eleições. Aproveitem:

A implosão da mentira
Affonso Romano de Sant'Anna

Fragmento 1

Mentiram-me.Mentiram-me ontem
e hoje mentem novamente. Mentem
de corpo e alma, completamente.
E mentem de maneira tão pungente
que acho que mentem sinceramente.

Mentem, sobretudo, impune/mente.
Não mentem tristes. Alegremente
mentem. Mentem tão nacional/mente
que acham que mentindo história afora
vão enganar a morte eterna/mente.

Mentem. Mentem e calam. Mas suas frases
falam. E desfilam de tal modo nuas
que mesmo um cego pode ver
a verdade em trapos pelas ruas.

Sei que a verdade é difícil
e para alguns é cara e escura.
Mas não se chega à verdade
pela mentira, nem à democracia
pela ditadura.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Manifestações de apoio


Postei um texto no blog, no dia 20 de julho, falando sobre a importância dos multiplicadores e das grandes parcerias. Fiquei muito feliz com as manifestações e todos os comentários feitos no Facebook, Orkut, Blog, e-mail e por todos os amigos nas cidades por onde tenho passado. Como é bom perceber que somos mais que um nessa jornada e que a cada dia posso contar com as pessoas. Segue o depoimento de um amigo especial, Aloísio, que fez questão de mandar esse email para todos os seus contatos.

“Pessoal, não tenho histórico de me envolver com política. Mas há alguns anos conheci uma pessoa que surpreende com sua vontade política e iniciativa para melhorar o que está por aí. O Adenor é mineiro e foi o vereador eleito com o maior número de votos da história de São João del-Rei. Responsável, dentre muitas outras coisas, por esta cidade ter sido a Capital Brasileira da Cultura em 2007, ele agora busca fazer mais por Minas Gerais como Deputado Federal. Envolvido na classe artística, tem a sensibilidade de focar na preservação do patrimônio artístico e cultural de Minas, de promover o bem-estar dos idosos, trabalhar pela saúde e pela educação, dentre outros movimentos que se pode testemunhar conhecendo seu blog (além de twitter, facebook e outros). Se você é mais um que não conhece um bom candidato, defenda seus direitos escolhendo uma pessoa honesta e comprometida. Saiba mais sobre ele: http://adenor4045.blogspot.com/".
Aloísio Neves, Publicitário

Vamos postando alguns comentários por aqui. Seja você também um multiplicador.

Um abraço,
Adenor Simões 4045 - PSB

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

AÇÕES - 2


Continuando aquela ideia de fazer uma prestação de contas, vou apontar mais algumas ações.

• Revitalização arquitetônica das fachadas das edificações do entorno do centro histórico de São João del-Rei / Alto do Presépio - Projeto Vida Nova”. Convênio com o Estado de Minas Gerais, por intermédio da Subsecretaria de
Assuntos Municipais da Secretaria de Estado de Governo. Foi feita uma intervenção na área conhecida como Alto do Presépio, região de entorno do centro histórico, em processo de favelização, com dificuldades de acesso, áreas de risco e comunidade carente. Trabalho social realizado com os moradores do local. Foi assinado um acordo com a Paróquia do Pilar na utilização de uma casa que está se transformando num centro de aulas de reforço para as crianças do local, trabalhos manuais, bazar da pechincha etc. Os próprios moradores cuidam do espaço e se responsabilizam pela manutenção dos jardins e a coleta do lixo. Valor do convênio: R$70.000,00, com prestação de contas aprovada.

• Projetos em parceria com a SAB (Sociedade de Amigos da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida): Capital Brasileira da Cultura 2007 – Circuito Cultural Minas em São João del-Rei. (R$180.000,00 + R$36.000,00) Capital Brasileira da Cultura 2007 – Encontros Internacionais Artístico-Culturais em São João del-Rei. (R$180.000,00 + R$36.000,00) Projeto de Restauração, Revitalização e Readequação do Museu Thomé Portes Del Rei – São João del-Rei (R$ 347.892,55).

• Outros projetos: (mediador através da CBC) Projeto Arte Por toda Parte: R$70.000,00. Restauração do Museu de Arte Sacra: R$218.000,00. Memorial Natividade: Capela do Espírito Santo – Etapa 2: R$222.749,59.Santa Casa de Misericórdia (pintura fachada/construção nova entrada e projeto paisagístico) - Convênio Fiemg: R$400.000,00.

No total, consegui trazer para São João del-Rei e região mais de R$4.8 milhões em investimentos. Vale relembrar que todos os recursos foram repassados para as entidades proponentes dos projetos.


OUTRAS ACÕES IMPORTANTES:


• Participação na elaboração do projeto de Lei que cria o Arquivo Público Municipal e encaminhado ao Poder Executivo, numa iniciativa do IHG.

• Apoio, em conjunto com a Academia de Letras de São João del-Rei, ao projeto de Lei que Estabelece a grafia de São João del-Rei e seu adjetivo gentílico, são-joanense.

• Participação no projeto de Lei que faz denominação de via pública a Avenida
Visconde do Rio Preto, uma homenagem ao são-joanense Domingos Custódio Guimarães, o Visconde do Rio Preto.

• Junto com a Academia de Letras de São João del-Rei, encaminhou para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais solicitação para que se apresente projeto de Lei que cria o DIA DA LIBERDADE EM MINAS.

• Junto com a Academia de Letras de São João del-Rei, reivindicou o registro tardio de batismo de Tiradentes.

• Junto com o IHG luta pela recuperação e retorno da portada da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos. Apoio a todas as atividades da CBC2007 e CBC PARA SEMPRE.

• Núcleo de Interiorização da Cultura. Em 2007, a Secretaria de Estado de Cultura, com o objetivo de promover interiorização e a descentralização da produção cultural de Minas Gerais e ampliar o acesso aos bens culturais, apostou na criação de cinco núcleos regionais para ser sua representação física no interior do Estado, localizados nas regiões dos municípios de Araçuaí, Governador Valadares, São João del-Rei e Uberlândia, além do Sul de Minas. Entretanto, o primeiro e único em funcionamento é o de São João del-Rei. Os objetivos do Núcleo são:


 Realizar o levantamento e o registro de todas as manifestações culturais da região;
 Receber e encaminhar as demandas dos municípios pertencentes aos Núcleos nas diversas áreas da cultura;
 Ser uma ponte – veículo facilitador do diálogo – entre os municípios e a Secretaria de Estado de Cultura;
 Estimular a produção cultural dos municípios;
 Investir na profissionalização e capacitação de novos agentes culturais, através de cursos e treinamentos.

O Núcleo abrange 40 municípios: Andrelândia, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Bom Sucesso, Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Cruzília, Desterro de Entre Rios, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibertioga, Ibituruna, Ijaci, Itumirim, Itutinga, Jeceaba, Lagoa Dourada, Luminárias, Madre de Deus de Minas, Matias Barbosa, Minduri, Nazareno, Oliveira, Passa Tempo, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ribeirão Vermelho, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, Santa Rita do Ibitipoca, Santo Antônio do Amparo, São Brás do Suaçuí, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.

Um Abraço,
Adenor Simões 4045 – PSB.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A DEMOCRACIA DO FUTEBOL

Com o primeiro debate entre os presidenciáveis, a Band atingiu um pico de audiência de 5,5 pontos, mantendo uma média de 1,8 a 1,9 pontos. Transmitindo a semifinal da Taça Libertadores da América entre São Paulo e Internacional, a Globo teve uma média de 36,9. A média da Record foi de 7,4, segundo levantamento Ibope. Ao final do debate, a média de audiência alcançada foi de três pontos.

O primeiro debate entre os principais candidatos à presidência da República contou com a presença dos candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), e Plínio de Arruda Sampaio (Psol).

Acompanharam os presidenciáveis no primeiro debate: Indio da Costa (DEM), candidato a vice na chapa de José Serra, Guilherme Leal (PV), vice de Marina Silva, José Eduardo Dutra, presidente nacional do PT, Michel Temer (PMDB), vice de Dilma Rousseff, Sérgio Guerra, presidente do PSDB; os candidatos paulistas Geraldo Alckmin, Aloísio Mercadante, Aloysio Nunes, Orestes Quércia, Netinho de Paula, Marta Suplicy, e o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, entre outros.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010

Um abraço,
Adenor Simões 4045 - PSB

terça-feira, 3 de agosto de 2010

INFORMAÇÕES SOBRE AS ELEIÇÕES 2

Achei legal informar o calendário das eleições 2010.


15 AGO - Voto em trânsito
Termina o prazo para o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral, no primeiro e/ou no segundo turno, pedir habilitação para votar em trânsito para presidente, indicando a capital do Estado onde estará presente.

17 AGO - Propaganda eleitoral
Começa a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.

23 SET – Título
Último dia para o eleitor pedir a segunda via do título eleitoral.

30 SET - Rádio e TV
Último dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.

Debates e campanha
Último dia para debates, comícios e propaganda por meio de aparelhos de som fixos (entre 8h e 24h) e de páginas institucionais na internet.

03 OUT - VOTAÇÃO EM PRIMEIRO TURNO EM TODO O BRASIL, ENTRE 8H E 17H.

16 OUT - Rádio e TV
Data limite para o começo da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.

Prisão
Data a partir da qual nenhum candidato que participará do segundo turno poderá ser detido ou preso, salvo no caso de flagrante delito.

29 OUT - Rádio e TV
Último dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.

Campanha
Último dia para propaganda eleitoral em veículos de imprensa escrita, em páginas institucionais na internet e para a realização de debates.


02 OUT - VOTAÇÃO EM SEGUNDO TURNO, ENTRE 8H E 17H.

02 DEZ – Justificativa
Último dia para o eleitor que deixou de votar no primeiro turno apresentar justificativa.

30 DEZ – Justificativa
Último dia para o eleitor que deixou de votar no segundo turno apresentar justificativa.

Fonte: www.eleicoes.uol.com.br

Um abraço,
Adenor Simões 4045 - PSB

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Informações importantes sobre as eleições

Encontrei essas informações no site do Uol - www.eleicoes.uol.com.br - e achei legal postar no blog.

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV ocorrerá entre 17 de agosto e 30 de setembro, no primeiro turno, entre 7h e 7h50 no rádio e entre 13h e 13h50 na televisão, de segunda a sábado. No segundo turno, a propaganda acontece entre 48 horas após a proclamação dos resultados e 29 de outubro, de domingo a segunda, tendo dois períodos diários: entre 7h e 7h40 e entre 12h e 12h40, no rádio, e entre 13h e 13h40 e entre 20h30 e 21h10, na televisão. Os períodos serão divididos pela metade entre as campanhas para presidente e para governador, e cada candidato terá 10 minutos.
No dia 3 de outubro, mais de 130 milhões de eleitores vão às urnas em todo o Brasil para votar no primeiro turno das eleições. Serão eleitos o presidente da República (e seu vice), os governadores dos Estados e do Distrito Federal (e seus vices), 54 senadores (dois em cada Unidade da Federação), deputados federais e estaduais (ou distritais). Caso as eleições majoritárias (para presidente e governador) não tenham um vencedor com mais de 50% dos votos, será realizado o segundo turno em 31 de outubro, com os dois candidatos mais votados no primeiro turno em cada eleição.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu, para as eleições de 2010, a possibilidade dos eleitores votarem fora de seus domicílios eleitorais, desde que somente para a escolha do presidente da República. Para isto, a pessoa deverá necessariamente estar, no dia da eleição, em uma das capitais do país. Além disso, o eleitor deverá se habilitar em qualquer cartório eleitoral até 15 de agosto, informando em qual cidade estará no dia da votação. Se a pessoa habilitada a votar em trânsito não estiver na cidade indicada para a votação, deverá justificar sua ausência.
O quociente eleitoral é o resultado da soma dos votos válidos (soma de todos os votos menos os nulos e brancos) dividido pelo número de vagas no Parlamento. É o quociente eleitoral que define os partidos ou coligações que têm direito a ocupar vagas, e quantas, na Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas ou Câmaras de Vereadores.
A partir do quociente eleitoral, é possível calcular o quociente partidário. Esse número é o número de cadeiras nos Parlamentos do partido ou coligação. O quociente partidário é obtido dividindo-se o número de votos válidos dado a um partido ou coligação pelo quociente eleitoral.

Caso todos os partidos ou coligações não preencham o total de vagas em um determinado Parlamento, é feito um cálculo de sobra dividindo-se o número de votos válidos dado a um partido ou coligação pelo número de vagas a que este tem direito + 1. A vaga em questão irá para o partido ou coligação que tiver maior média. Na eventualidade de existir mais de uma vaga a ser distribuída, o cálculo é feito novamente, já considerando-se a primeira vaga de sobra no cálculo anterior e assim por diante, até todas as vagas serem preenchidas.
Um abraço.
Adenor Simões 4045 - PSB